sexta-feira, 15 de junho de 2012

Recuperação e equilíbrio – A prática do Pilates como opção no tratamento da labirintite


Labirintite é um termo popular usado para fazer referência aos distúrbios do labirinto, estrutura do ouvido interno constituída pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio) e pela cóclea (responsável pela audição). As crises de vestibulopatias e labirintipatias, inclusive a labirintite, podem ser provocadas por alterações genéticas, doenças neurológicas e compressões mecânicas, bem como por processos infecciosos, inflamatórios e tumorais.

Em geral, a labirintite se manifesta depois dos 40 anos, decorrente de modificações vestibulares e metabólicas, mas, por diversos fatores, ela pode aparecer antes dessa faixa etária. A elevação dos níveis de ácido úrico, triglicerídeos e colesterol podem ocasionar mudanças na parte interna das artérias, reduzindo a quantidade de sangue que circula nas áreas do labirinto e do cérebro.

A prática o método tem sido recomendada por médicos para paciente que tiveram crises de labirintite. O Pilates devolve o equilíbrio e diminui o risco do surgimento de novas crises. O alongamento e a massagem realizada no pescoço, com reflexo nos ouvidos, auxiliam no controle do problema.


O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, fazendo o que se chama de fortalecer “de dentro para fora”. O abdômen, por exemplo, vai ser fortalecido juntamente com o assoalho pélvico (a base em que se apoiam os órgãos). 

Core Pilates Studio

Fatores de risco para a labirintite:
- Ansiedade
- Estresse
- Diabetes
- Hipoglicemia
- Hipertensão
- Otites
- Café
- Fumo
- Uso de álcool
- Determinados medicamentos, como alguns anti-inflamatórios e antibióticos

Sintomas característicos da labirintite:
- Náuseas
- Vômitos
- Sudorese
- Alterações gastrointestinais
- Perda da audição
- Desequilíbrio
- Zumbidos
- Diminuição da audição
- Tonturas
- Vertigens

Fonte: http://drauziovarella.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário