sexta-feira, 29 de junho de 2012

Método de Pilates com bolas pode auxiliar crianças com mielomeningocele



A mielomeningocele (MMC) é um tipo de espinha bífida. A criança portadora dessa patologia pode apresentar incapacidades crônicas graves, como: paralisia de membros, hidrocefalia, deformação de membros e da coluna vertebral. Isto pode ocorrer em qualquer parte da coluna, mas geralmente onde mais ocorre é na lombar e no sacro (região da base da coluna e pelve).


Os defeitos osteomusculares desenvolvidos por essas crianças trazem alterações posturais, que dificultam suas interações sociais e funcionalidades gerais. Pensando nisso, foram realizadas pesquisas com o objetivo de proporcionar maior estabilidade no sentar, que é a postura mais adotada por essas crianças, através do fortalecimento da musculatura de tronco e reposicionamento pélvico.


Foi confirmada a versatilidade do método Pilates com bolas, que tem como princípios o fortalecimento de centro e o alinhamento postural como intervenção tanto preventiva como terapêutica para pacientes com sequelas neuropediátricas. O método é um programa completo de condicionamentos físico e mental, que proporciona benefícios como a correção de desequilíbrios, realinhamento e construção da força interior do corpo.


Imagem: Internet

Para as crianças com mielomeningocele na faixa etária de 6 a 10 anos, é fundamental trabalhar o fortalecimento de tronco para proporcioná-las uma maior funcionalidade e independência. O fortalecimento abdominal que o Pilates oferece, por meio da respiração, por exemplo, garante maior suporte à coluna, protegendo-a de maiores compensações posturais.

O repertório básico do Pilates inclui um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e músculos paravertebrais, bem como aumentam a flexibilidade da coluna. Trabalhando a musculatura mais superficial da cintura pélvica (músculos do quadril, abdominais e dorsais) estamos favorecendo um alinhamento da pelve, o qual provoca a reorganização da cintura pélvica e por consequência, das estruturas abaixo e acima dela (membros inferiores e membros superiores).

A aplicação dos exercícios com bolas alcança melhores resultados através da rotina do Pilates por um maior período, trazendo benefícios mais significativos para correção de suas alterações posturais. Por isso, sugerimos que a prática do Pilates faça parte do tratamento das crianças com MMC agregado a outras atividades, lembrando que toda a patologia de origem neurológica possui consequências osteomusculares.

Fonte: Revista Pilates

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os seis princípios do método Pilates


As diretrizes abaixo devem nortear cada movimento numa aula de pilates...


Concentração: a fim de trabalhar o físico, é necessário estar presente com a mente - é ela que comanda a ação. Por isso, é fundamental prestar atenção nos movimentos executados e observar como os músculos respondem.


Core Pilates Studio
Controle: o domínio muscular preconizado pelo método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Nenhum exercício no pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função.


Centro de força: temos um grande grupo de músculos no centro - abdômen, lombar, quadris e glúteos. Pilates chamou esse conjunto de "casa de força". Toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia nela e flui para as extremidades.


Fluidez: no método Pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira. Pelo contrário, eles são fluidos, como um longo passo ou uma valsa.


Precisão: a concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade é condição essencial do pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício.


Respiração: a respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia.




Fonte: MdeMulher

Pilates proporciona benefícios à mente


Saiba de que maneira o Pilates melhora o condicionamento mental, além do físico, e torna os praticantes aptos a sustentar uma nova postura de vida


Se você não faz parte do time de fãs das academias de ginástica, mas frequenta alguma, mesmo a contragosto, para manter a forma - ou se recusa a encarar aulas dos mais variados estilos e o uso de pesinhos -, está na hora de experimentar o método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967). Apesar da aparente suavidade dos movimentos, os exercícios de pilates fazem com que o corpo não só se alongue e se fortifique de forma integrada e individualizada, como também convida os praticantes a experimentar uma nova maneira de se relacionar com o mundo.


Core Pilates Studio
Por privilegiar exercícios de baixo impacto e poucas repetições, a técnica proporciona resultado eficaz com menor desgaste dos músculos e das articulações. "O praticante passa a utilizar sua energia sem desperdiçá-la naquilo de que não precisa. Esse domínio, originado na mente, resulta em vigor e bem-estar", diz Inelia Garcia, proprietária do The Pilates Studio Brasil, rede espalhada pelo país, e ex-aluna de Romana Kryzanowska, uma das principais discípulas de Jospeh Pilates e grande divulgadora de seu legado.


Ministrado com precisão cirúrgica, o método se molda a pessoas de todas as faixas etárias, inclusive as que sofrem de dores crônicas ou de problemas ósseos e musculares. Nesse caso, o trabalho é conduzido por um fisioterapeuta. Uma vez curada a lesão, o professor de educação física, devidamente certificado, assume o comando. A essência da mensagem de Pilates é: independentemente da situação em que esteja, você pode e deve se mexer.


Muito além do colchonete


Grande parte da beleza dessa corrente, que a cada dia conquista mais adeptos, reside no fato de que o aprendizado extrapola as paredes do estúdio. O aluno não demora a perceber que está diante não apenas de um conjunto de movimentos, mas de uma filosofia de vida calcada na crença de que somos responsáveis por nossa saúde física e mental. "Quando nos apoderamos da habilidade inata de controlar nosso corpo, evoluímos também no campo emocional. É libertador e estimulante descobrir que somos capazes de assegurar o próprio bem-estar", destaca Brooke Siler, instrutora americana, também formada sob a tutela de Romana Kryzanowska, e autora de Desafios do Corpo Pilates, da Summus Editorial.


Ganha-se, portanto, um jato de autoestima. E mais. "O pilates incita a força de vontade, o desejo, o impulso de realizar coisas e a convicção de que você pode alcançar seus objetivos", sublinha Inelia Garcia, proprietária do The Pilates Studio Brasil. Não se trata de mágica. Esse, digamos, efeito colateral comportamental é apenas reflexo da cumplicidade entre mente, corpo e emoções. "O controle da respiração ajuda a aplacar a ansiedade. Assim, a atividade é uma ferramenta de estabilidade emocional e de autoconhecimento", ela afirma. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.


Fonte: MdeMulher




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Não é preciso ter problemas de saúde e recomendação médica para praticar o Pilates

Core Pilates Studio
A lista dos benefícios oferecidos pelo Pilates é extensa. O método pode ser usado para prevenção, manutenção e reabilitação de várias doenças relacionadas principalmente com o sistema musculoesquelético, melhorando significativamente a dor e os sintomas. Com o intuito de melhorar e elevar a qualidade de vida, força muscular, melhorar a postura e ganhar flexibilidade, o método é indicado, entre outros casos, para pessoas com dores nos tornozelos, ombros, joelhos e quadris, artrite, hérnia de disco ou tendinite. 

Mas não é preciso ter problemas de saúde e recomendação médica para praticar o Pilates.O método proporciona completa coordenação da mente, corpo e espírito também para quem busca saúde e bem-estar, desenvolvendo o corpo de modo uniforme, corrigindo a postura, elevando e revigorando o espírito, bem como aperfeiçoando a vitalidade física. 

O Pilates representa uma opção de exercício físico completa e agradável, que, independente do nível de condicionamento físico, promove resultados eficientes para qualquer pessoa. “Joseph Pilates se preocupou em criar uma técnica que trabalha a saúde como um todo. O corpo torna-se mais forte, flexível e resistente e na parte mental, os exercícios melhoram a concentração e a memória, além do trabalho com a respiração que ajuda no controle das emoções”, explica o proprietário do Core Pilates Studio, Juliano Ceccatto, ao comentar que muitas pessoas procuram o Pilates por não gostarem da rotina de uma academia de musculação e do esforço físico para ganhar músculos. "O método é uma técnica de exercício suave, não aeróbico e sem impacto, mas que fortalece os músculos, além de fornecer ou aumentar o tônus. O Pilates cria uma forma corporal definida, forte e equilibrada, ao invés de desenvolver músculos volumosos", ressalta. 

Criado durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pelo alemão Joseph Pilates, o método é um sistema completo de exercícios realizados em aparelhos e no solo, com auxílio de acessórios – bola, faixa elástica, entre outros - que atendem à necessidade dos praticantes, com destaque para a integração do corpo e mente.

Confira mais alguns benefícios:

- Aumenta da concentração;
- Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Maior controle corporal;
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Trabalha a respiração;
- Aumento da flexibilidade;
- Melhora da coordenação motora;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Maior mobilidade das articulações;
- Promove relaxamento.




Recuperação e equilíbrio – A prática do Pilates como opção no tratamento da labirintite


Labirintite é um termo popular usado para fazer referência aos distúrbios do labirinto, estrutura do ouvido interno constituída pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio) e pela cóclea (responsável pela audição). As crises de vestibulopatias e labirintipatias, inclusive a labirintite, podem ser provocadas por alterações genéticas, doenças neurológicas e compressões mecânicas, bem como por processos infecciosos, inflamatórios e tumorais.

Em geral, a labirintite se manifesta depois dos 40 anos, decorrente de modificações vestibulares e metabólicas, mas, por diversos fatores, ela pode aparecer antes dessa faixa etária. A elevação dos níveis de ácido úrico, triglicerídeos e colesterol podem ocasionar mudanças na parte interna das artérias, reduzindo a quantidade de sangue que circula nas áreas do labirinto e do cérebro.

A prática o método tem sido recomendada por médicos para paciente que tiveram crises de labirintite. O Pilates devolve o equilíbrio e diminui o risco do surgimento de novas crises. O alongamento e a massagem realizada no pescoço, com reflexo nos ouvidos, auxiliam no controle do problema.


O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, fazendo o que se chama de fortalecer “de dentro para fora”. O abdômen, por exemplo, vai ser fortalecido juntamente com o assoalho pélvico (a base em que se apoiam os órgãos). 

Core Pilates Studio

Fatores de risco para a labirintite:
- Ansiedade
- Estresse
- Diabetes
- Hipoglicemia
- Hipertensão
- Otites
- Café
- Fumo
- Uso de álcool
- Determinados medicamentos, como alguns anti-inflamatórios e antibióticos

Sintomas característicos da labirintite:
- Náuseas
- Vômitos
- Sudorese
- Alterações gastrointestinais
- Perda da audição
- Desequilíbrio
- Zumbidos
- Diminuição da audição
- Tonturas
- Vertigens

Fonte: http://drauziovarella.com.br

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pilates bom pra cachorro...



... E PRA GATO TAMBÉM!!!!



A força mediada pelo alongamento


Sempre nos perguntam, alongar atrapalha o treino de força? E quando alongar, antes ou após o treino?


Alguns estudos demonstram que exercícios de alongamento podem diminuir o desempenho de força muscular, (déficit de força muscular mediado pelo alongamento).


A existência desse fenômeno nos leva a acreditar que parte dessas contradições observadas pode estar associada não apenas às variáveis relacionadas às rotinas de alongamento, mas também às variáveis envolvidas no protocolo de avaliação da força muscular.


A partir de 2005 já foi possível perceber o aumento de publicações que buscam comparar o efeito de volume de alongamento sobre o desempenho no sistema neuromuscular. É fato que o tempo total que um músculo é alongado é uma importante variável a ser considerada, uma vez que esses estímulos podem aumentar um decréscimo na força muscular.


Encontramos em alguns estudos a sugestão de que pode haver exercícios de alongamento, entre 20 a 60 segundos em cada posição, não havendo nenhum efeito negativo. Em outros a conclusão é que a força muscular mediado pelo alongamento é mais observada quando existe a avaliação em ângulos articulares somente quando está acima de 60 graus e ainda outros que sugerem a retirada de rotinas de alongamento antecedendo a prática de qualquer atividade física.


Acredito que nenhuma conclusão pode ser afirmada, uma vez que são observados deferentes protocolos utilizados nos estudos que buscaram analisar esse fenômeno. Pude observar que protocolos com maior volume de alongamento podem causar maiores efeitos na produção de força, sendo que menores volumes de alongamento não causam nenhuma alteração no desempenho de força muscular.


Fonte: Tudo sobre Pilates

Tonificação dos músculos e muito mais benefícios com exercícios praticados no Reformer


Core Pilates Studio

O Reformer é o equipamento mais comum entre os estúdios de Pilates. Ele é composto por uma plataforma deslizante que funciona como uma espécie de carrinho, que fica sobre uma estrutura retangular feita de madeira. O carrinho, que se conecta as molas, polias e cordas ligadas a estrutura, pode ser empurrado com os pés, por meio de uma barra, ou puxado com as mãos pelas cordas, proporcionando a realização de exercícios de resistência. 


No Reformer é possível executar uma grande variedade de exercícios em diversas posições, seja em pé, sentado, ajoelhado ou deitado. 


Ao enganchar ou desenganchar os diferentes tipos de molas, a resistência muda, podendo aumentar ou diminuir o nível de dificuldade dos exercícios.


O Reformer é um equipamento que pode ser utilizado por qualquer pessoa, sejam homens ou mulheres, jovens ou idosos.


Os benefícios que os exercícios no Reformer podem oferecer:


- Ombros fortes;
- Tonificação dos músculos tríceps e bíceps;
- Quadril, coxas e bumbum mais definidos;
- Abdomen firme;
- Melhora na respiração;
- Aumento da flexibilidade;
- Melhora na postura;


Os exercícios no Reformer revitalizam as energias do corpo e proporcionam o alcance do condicionamento físico ideal.


Fonte: Revista Pilates


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Diabetes, e agora?



Sempre escutamos falar da importância da atividade física para indivíduos portadores do diabetes. Será que a prática do Método Pilates pode também ajudar na manutenção dessa desordem metabólica?


O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Nossa principal fonte de energia é a glicose, porém, quando em excesso, pode trazer algumas complicações a saúde, quando não tratada de forma adequada, tais como:


• Ataque cardíaco;


• Derrame cerebral;


• Problemas na visão;


• Problemas renais;


• Lesões de difícil cicatrização (até mesmo a amputação de membros pode ocorrer).




Estudo divulgado na revista The New England Journal of Medicine, indicou que a combinação de regime alimentar e exercícios físicos é mais eficaz que os medicamentos no tratamento da forma mais comum desta patologia.


Poucos conheciam o Pilates há alguns anos atrás mas, atualmente, com a popularização da técnica, efeitos na melhora do condicionamento, da força e resistência muscular, na melhor mobilidade das articulações e sem falar do bem estar e manutenção da boa postura foram notados e, com isso, especialistas começaram a indicar a prática para portadores do Diabetes.


Portanto, podemos concluir que em um bom e eficiente treino de Pilates, com instrutores qualificados em uma formação respeitada no mercado, trabalho eficaz à conscientização dos movimentos, aos princípios básicos do método e a individualidade na prescrição dos exercícios de cada cliente será, sem dúvida, uma excelente opção para amenizar os efeitos colaterais desta patologia.


Pratique atividades físicas com regularidade e esteja sempre em dia com sua saúde!


Fonte: Revista Pilates


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Como a respiração do Pilates pode ajudar quem tem enfisema pulmonar




Enfisema faz parte de um grupo de doenças pulmonares denominado: "Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva" (DPOC), que interfere com a respiração normal. 


O Enfisema Pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos dos pulmões devido as toxinas presentes no ar e especialmente presentes no cigarro.  Essas toxinas destroem os alvéolos que sofrem alterações na respiração, dificultando as trocas gasosas (alvéolos: se localizam na base dos pulmões, onde acontece melhor troca gasosa durante a respiração). E é justamente aí que o problema respiratório se instala, gerando uma complicação no processo natural de transformar o oxigênio inalado presente no ar em gás carbônico dentro do organismo. 


Como resultado dessa agressão, os pulmões perdem sua elasticidade e exalar fica difícil. À medida que os danos progridem, o esforço de trocas gasosas para respirar aumenta. 


Sabemos que a atividade física, predominantemente aeróbia, tem um grande impacto na vida desses pacientes com problemas respiratórios, melhorando a função cardiovascular, o sistema ventilatório, auxiliando no aumento da resistência e força muscular, e entre outros benefícios. O Pilates, sem dúvida nenhuma, é mencionado como excelente atividade na melhora diária desses pacientes.


Como o Pilates pode influenciar na melhora desses clientes?


A Respiração, o primeiro princípio básico, enfatiza um bom padrão ao inspirar e expirar, utilizando a ativação de músculos profundos e estabilizadores do centro de nosso corpo, região lombo pélvica. Esse padrão de respiração encoraja a utilização dos lóbulos inferiores dos pulmões durante uma expansão látero posterior da caixa torácica, em especial onde a eficiência das trocas gasosas será maior, como já citado acima. 


Com isso, os exercícios de espirometria, especialmente o Espirômetro de Incentivo TRI BALL, influenciam diretamente no auxílio ao cliente com enfisema, minimizando os sintomas de falta de ar ou até recuperando totalmente a respiração normal.


Os instrutores de Pilates devem conscientizar os clientes com DPOC que um bom padrão de respiração se tornará ponto primordial em suas aulas. Explicar aos mesmos a melhor forma de encorajar o padrão de respiração tridimensional, justificar o porquê respirar desta forma e pontuar todos os benefícios a ele.


Fonte: Revista Pilates

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Novidade chegando no Core Pilates Studio

Imagem: Tudo sobre Pilates

O Ladder Barrel é um equipamento essencial em qualquer estúdio de Pilates e está chegando aqui no Core Pilates Studio. O aparelho promove exercícios para desenvolver a força dos músculos abdominais, o alongamento e a flexibilidade.


Ele possui uma espécie de tambor estofado que tem a função de ajudar no apoio das costas e dos ombros, permitindo que o aluno curve-se para frente e para trás, trabalhando os músculos mais profundos do abdômen. No lado oposto do aparelho há uma escada, conectada ao barril por uma base deslizante que se ajusta ao comprimento da perna. 


A única parte do nosso corpo que existe curvas é a coluna, então exercícios que envolvem movimentos da coluna se tornarão mais funcionais para o corpo do praticante permitindo que aconteça facilmente a execução. Além desse grande benefício esse equipamento é um ótimo suporte para os clientes em exercícios com ênfase nas capacidades físicas: alongamento e flexibilidade.


Venha conhecer o Ladder Barrel e os benefícios que o Pilates poder proporcionar.


Fonte: Revista Pilates