quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pilates auxilia os planos respiratórios


A respiração pode ser enfatizada e utilizada como instrumento para atingir qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois movimentos adequados do tronco estimulam e ampliam a entrada e a saída de ar dos pulmões. Uma respiração bem trabalhada explora movimentos laterais, inferiores e posteriores da nossa “cesta” torácica, um forte complexo de tecidos corporais do qual participam os ossos das costelas, da coluna e do peito, o esterno. Naturalmente mais rígida, por sua função de proteção dos nossos órgãos vitais, a mobilidade desta estrutura no entanto é fundamental para a saúde e eficiência em praticamente todas as nossas funções na vida.


O Pilates auxilia na devolução aos sedentários, aos fumantes e ex-fumantes, às gestantes no terceiro trimestre e a tantas outras pessoas que com frequência não respiram de forma eficaz, uma organização corporal mais eficiente, com estratégias motoras que promovem uma  otimização da respiração e resultam na melhoria da qualidade de vida.


A respiração profunda ou forçada é um excelente treino para os abdominais.


Foto: fisioterapiaquintana.blogspot.com.br


Quando expiramos com mais força e colocamos as mãos na barriga, sentimos a ação dos músculos abdominias. A expiração então pode facilitar a mobilização da coluna em flexão. Por outro lado, a inspiração profunda faz o peito subir e a coluna iniciar um arco para cima e para trás, e essa respiração pode auxiliar na realização do movimento de extensão da coluna, que é tão importante para alcançar um objeto em uma prateleira acima da cabeça, quanto para nadar ou realizar o exercício de Pilates chamado de Swimming, por exemplo.


A respiração é também responsável por importantes mudanças fisiológicas. A inspiração e expiração consistentes e plenas auxiliam a nutrição celular e a eliminação de impurezas e subprodutos do metabolismo. Pilates chamava esse mecanismo de limpeza de “chuveiro interno” que revigora e rejuvenesce a mente e o corpo.


A respiração profunda ou forçada otimiza a troca de gases O2 e CO2. Quando essa troca é mais eficiente, pode resultar em uma melhora do humor, da imunidade, da saúde dos mais diversos tecidos corporais.


Movimentar a coluna de forma segmentada através de exercícios específicos e respirar profundamente são recursos do Pilates que também estimulam o sistema nervoso autônomo. Este sistema que fica aconchegado à nossa coluna é responsável por regular funções como o sono, o relaxamento, os batimentos cardíacos, a circulação, a digestão, a eliminação dos dejetos e a produção de hormônios, elementos indispensáveis ao equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.


Quando a respiração é limitada, ela compromete a mobilidade e a vitalidade de todo o corpo. A prática constante e adequada de Pilates nos ajuda a relaxar, sensibilizar, desacelerar o ritmo em todas as áreas do nosso viver.


Fonte: Aliança Brasileira de Pilates

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prática de Pilates como prevenção e reabilitação cardiovascular


A prática de Pilates é um importante aliado na melhora do sistema cardiovascular, podendo, inclusive, ajudar no combate às enfermidades.


Embora a realização de atividades físicas rotineiras, como andar, lavar o carro e varrer a casa colabore para um estilo de vida menos sedentário, a prescrição individualizada de exercícios físicos traz benefícios mais eficazes e seguros para cada praticante.


Com a prática dos exercícios, ocorre aumento dos batimentos cardíacos, fazendo com que a corrente sanguínea dirija sangue rico em oxigênio para todas as fibras musculares e importantes veias capilares, aumentando a oferta normal e natural do sangue que irá percorrer o cérebro, resultando em estímulo para as funções mentais.


O Pilates atua também na recuperação de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas e incentivam mudança de estilo de vida.


Foto: saypeople.com

Os pacientes submetidos a cirurgias no coração ou acometidos por evento coronariano agudo podem praticar um programa especial de Pilates para ajudar na recuperação ou mesmo prevenção de doenças cardiovasculares.


Com exercícios leves e moderados feitos no solo ou com equipamentos apropriados, o método recorre às atividades que atentam para a respiração e baixo número de repetições, garantindo a qualidade dos movimentos, identificando e controlando os fatores de risco cardíaco e incentivando a adoção de alternativas para mudanças no estilo de vida.


O exercício resistido dinâmico de baixa a moderada intensidade (até 50% da contração voluntária maxima), realizado em séries de 10 a 15 repetições, com intervalo de descanso entre a séries, é recomendado como parte complementar de um programa de prevenção e reabilitação cardiovascular. Nessas condições, esse tipo de exercício promove melhora na resistência muscular facilitando a realização das tarefas diárias, trazendo maior independência, principalmente para indivíduos com idade mais elevada.


Fonte: pilates-rpg.com

terça-feira, 29 de maio de 2012

Benefícios da atividade física para quem tem Escoliose


A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral em forma de “C” ou “S”, entretanto existem outros desvios da coluna que podem estar associados, como a rotação vertebral, cifose torácica e lordose lombar e/ou cervical. Esta deformidade pode ser causada por inúmeras doenças e que analisada quanto a sua flexibilidade se divide em não-estruturais ou corrigíveis com a eliminação da causa, e estruturais ou permanentes.


É comum as crianças desenvolverem algum tipo de desvio na coluna, porém, dores são mais comuns na fase adulta, principalmente se não forem adotados hábitos e tratamentos adequados. Mudar os hábitos e incluir exercícios físicos entre as atividades de rotina ajudam a amenizar esse problema e evitar dores.


Veja abaixo alguns problemas posturais:


- Praticante que trabalha em frente ao computador;
- Quando o praticante permanece por horas no trânsito, com o banco ajustado inadequadamente para uma postura correta;
- Quem suporta muito peso nas costas (em bolsas ou mochilas cheias).


Esses definitivamente são hábitos que podem agravar o desenvolvimento de escoliose! Por tanto se você se encaixa em um dos perfis acima citados, procure mudar sua rotina postural. Todos os exercícios que estimulam, igualmente, os dois lados do corpo auxiliam no tratamento e na prevenção da escoliose, como: natação, ioga, Pilates, caminhada, corrida, hidroginástica e, em alguns casos, a musculação. No geral, o que todas essas atividades simétricas fazem é ajudar a evitar uma piora da escoliose.


O Pilates trabalha o corpo de uma forma global, enfatizando os princípios básicos, dentre eles: respiração, posicionamento da pelve, posicionamento da caixa torácica, movimentação e estabilização da cintura escapular e posicionamento da cabeça e coluna cervical. Trazendo essa consciência ao praticante, fará com que se habitue a posturas mais adequadas no seu dia-a-dia, aliviando dores nas costas e amenizando o desvio da escoliose.


Dicas para o dia-a-dia do praticante de atividade com escoliose:


- Atenção na postura em que você fica durante o seu trabalho, se ficar sentado, alinha-se, mantenha sua postura alinhada e de forma que não tencione os músculos, principalmente, cervicais e lombares;
- Tenha cuidado ao carregar pesos, levante os pesos de forma correta, e tente carregá-los divididos entre os lados, caso isso não seja possível reveze entre os ombros e/ou braços;
- Use calçados adequados no seu dia a dia e quando for realizar alguma atividade física use obrigatoriamente tênis;
- Sempre respeite as limitações do seu corpo, principalmente em caso de dores;
- Pratique atividade física e siga a orientação de um profissional qualificado, não tente fazer um treino ou tratamento sozinho, isso poderá ser muito prejudicial ao seu bem estar e saúde física de seu corpo.


Fonte: Portal Tudo Sobre Pilates

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Exercício: bom para o bebê, ótimo para a gestante


Ninguém ousa discutir os benefícios da atividade física, mas quando a mulher engravida não faltam mães, tias e avós prontas para recomendar vivamente que a futura mamãe pegue bem leve ou que, no máximo, faça uma caminhadinha. Uma pena. As gestantes podem e devem tirar proveito dos efeitos positivos dos exercícios. Para elas mexer-se traz ainda um outro ganho: o risco de um parto prematuro cai pela metade. Isso é o que revelou um estudo inédito, finalista da segunda edição do Prêmio SAÚDE!.


Conduzido pelo professor de educação física Marlos Domingues na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, ele avaliou o perl de absolutamente todas as mulheres que deram à luz naquela cidade gaúcha em 2004 algo em torno de 4 mil mães. A proporção de partos antes do programado foi menor entre aquelas que se exercitaram durante toda a gestação e, principalmente, no terceiro trimestre, justamente o período em que as grávidas costumam reduzir o ritmo.


Enquanto alguns fatores de risco para a prematuridade vêm diminuindo caso do tabagismo , outros aumentam assustadoramente. Para se ter uma idéia, só na cidade de Pelotas, a incidência de hipertensão na gravidez pulou de 5,3% em 1982 para 23,9% em 2004 e a ocorrência de diabete gestacional aumentou dez vezes no mesmo período. E esses fatores, junto com a obesidade, podem ser minimizados com a atividade física, lembra Marlos Domingues para justicar o achado. Ele e seus colegas, porém, se aprofundam muito mais na investigação. Por isso mesmo, mães e lhos continuam sendo avaliados de tempos em tempos de 2004 para cá.


Os estudiosos gaúchos querem saber se as mulheres que foram gestantes ativas perderam peso mais rápido ao sair da maternidade, se correram um risco menor de depressão pós-parto e se o desenvolvimento neuromotor e psicológico de seus lhos é diferente do dos bebês nascidos de gestantes sedentárias. Ou seja, essa pesquisa poderá comprovar muitos outros benefícios do esporte na gravidez.


Foto: www.donagiraffa.com



Antes de mais nada, que fique bem claro: cada grávida é uma grávida e a última palavra é sempre do obstetra. Só ele pode dizer o que a paciente tem condições de fazer. Mas, com o sinal verde, a gestante ganha, e muito, se largar o sedentarismo. Engorda menos, não sofre tanto com dores nas costas e nas pernas graças ao fortalecimento da musculatura, tem menos risco de desenvolver diabete gestacional e hipertensão. Isso sem contar a melhora no condicionamento e no alongamento, o que facilita por tabela o trabalho de parto. Aliás, um mito precisa ser derrubado: longe de se tornar mais frágil, a futura mãe vira uma espécie de supermulher. Ela tem mais sangue em circulação, ganha flexibilidade, alguns sentidos se aguçam. Tanto que a gravidez é considerada uma espécie de doping no meio esportivo, compara Marlos Domingues. Em princípio não há nenhuma contraindicação para os exercícios nessa etapa da vida.


E isso vale até para as sedentárias inveteradas. Mas, para elas, por se tratar de um período de intensa adaptação do organismo, vale mais do que nunca a regra de começar aos poucos e fazer uma atividade mais leve, como natação, hidroginástica, ioga ou caminhada, lembra Nilka Donadio, ginecologista e obstetra da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. E, nesse caso específico, os médicos são praticamente unânimes: as mulheres sedentárias só devem dar a largada após o terceiro mês de gestação, quando o embrião já se implantou. Aí há menos risco de aborto, justifica o ginecologista e obstetra Claudio Bonduki, da Universidade Federal de São Paulo.


Quanto às grávidas que já eram assíduas de quadras e academias, só precisam fazer um ajuste no ritmo e na intensidade mas em geral podem manter todas as modalidades com as quais estavam habituadas, até mesmo corrida. A intensidade é que deve ser inversamente proporcional ao tempo da gestação, nota o ortopedista Ricardo Cury, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, lembrando que no fim da gravidez o barrigão pode, sim, incomodar e pesar, inclusive sobre as articulações.


O fato é que carregar de 10 a 15 quilos a mais, sofrer com inchaços, insônia e ainda ter que lidar com as oscilações de humor pode não ser nada fácil por mais que se pregue que é esse o tal momento mágico na vida de toda mulher. Não há uma pílula para combater esses transtornos típicos do período, diz Marlos Domingues. Os exercícios, sim, é que podem ser um santo remédio.


A atividade física sempre fez parte da rotina da administradora de empresas paulistana Regina Acher, de 34 anos, que hoje trabalha no mercado financeiro. As sessões incluíam ginástica localizada, pilates, alongamento e transport. “Quando engravidei, até tentei adaptar os exercícios, mas acabei optando pelo deep running”, conta, referindo-se à corrida praticada com equipamentos especiais dentro da água. Além disso, Regina faz uma musculação leve, somando umas seis ou sete horas semanais de atividade. Sinto que isso ajuda a controlar o inchaço e até a ansiedade, nota ela, que espera a pequena Nina para fevereiro.


Fonte: Abril

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reformer core exercises


Fazer Pilates é o mesmo que musculação?


Todas as semanas, promessas das mais variadas surgem, iniciar a praticar atividade física não fica fora dessa! Uma das frequentes interrogações é a respeito do que diferencia e no que se assemelha a musculação do Pilates.


Os exercícios em uma sessão de Pilates visam a qualidade do movimento e, diferente da musculação, o número de repetições e não estão relacionados.


Não existe uma condição que diz que quem faz Pilates não pode fazer musculação e vice-versa, não tenha dúvida de que as duas modalidades se complementam, por acionarem camadas musculares diferentes de nosso corpo. Por exemplo: na musculação, o foco no geral é o fortalecimento dos músculos mais superficiais, (responsáveis pelos movimentos de grande amplitude, como o agachamento, o supino). Dentre os objetivos do treino estão, por exemplo, a hipertrofia.


O método desenvolvido por Joseph Pilates inicia o trabalho com o praticante a partir da musculatura mais profunda, como assoalho pélvico, transverso do abdome e todos os pequenos músculos que envolvem as juntas e depois as musculaturas mais superficiais. O fortalecimento dos músculos profundos é fundamental para a constituição de uma estrutura óssea mais forte e a ênfase dada região lombo pélvica (CORE) torna a técnica excelente para quem deseja um abdômen consistente e prevenir de dores como na lombar.


Imagem: Priscilla Rodrigues


A técnica explodiu no Brasil em meados de 2000 e conquistou adeptos por promover mais consciência corporal e muitas vezes por esse mesmo motivo quem acredita que os exercícios são leves, se engana. O Pilates trabalha equilíbrio, coordenação motora, além de força e resistência muscular, podendo ser um substituto para aqueles que não gostam de musculação.


Naturalmente, ambas as práticas trazem benefícios ao corpo! Agora, se você está interessado em saber se o Pilates é melhor ou não que a musculação, saiba que nenhum profissional fará qualquer afirmação deste tipo, uma vez que não existe um exercício melhor do que o outro. Terá aquele exercício que é mais indicado para seu corpo e que ajudará a alcançar seus objetivos e respeitar suas necessidades. Talvez você deverá se perguntar: “Por que está se matriculando na academia ou estúdio de Pilates?” com certeza seu Personal Trainer ou Instrutor vai te orientar para qual modalidade será a mais aconselhada para seu perfil.


Fonte: Revista Pilates

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cadillac – Superando limites



Core Pilates Studio

O Cadillac é um dos equipamentos mais efetivos e versáteis já inventados. Desenvolvido por Joseh Pilates, o aparelho evoluiu, mas sua essência e aparência continuam as mesmas.

Assim como os demais equipamentos do Pilates, o Cadillac possui várias partes ajustáveis e conta com mais de 100 possibilidades diferentes de exercícios, variando desde um simples trabalho sentado ou deitado, até movimentos avançados em que o aluno pode ficar pendurado nas barras superiores.

A gama de exercícios promove inúmeros benefícios, entre eles o desenvolvimento da flexibilidade da coluna, a mobilidade do ombro e fortalecimento das costas e alongamento do corpo todo, bem como desafia os músculos profundos do abdômen. 


Core Pilates Studio

Alguns benefícios proporcionados pelo Cadillac: 

Fortalecimento e controle muscular;
Fortalecimento das costas;
Mudança de musculatura do centro do abdômen;
Flexibilidade da coluna;
Cintura escapular;
Correção de postura;
Alongamento.

Sobrecarga na musculação pode provocar lesões nos joelhos


Orientação de um profissional é importante na hora dos exercícios. Movimentos errados e postura inadequada também são perigosos.


O joelho é a maior articulação do corpo humano, sustenta todo o nosso peso e está sempre sujeito a sofrer lesões. Por isso é preciso cuidado na hora de praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas.


No Bem Estar desta sexta-feira (9), os fisioterapeutas Maria Emília Mendonça e David Costa falaram sobre os riscos de lesão e explicaram como funciona o joelho.


Segundo a fisioterapeuta Maria Emília, é importante distribuir o esforço nas diferentes articulações. Além disso, é importante exercer uma força de reação ao solo, ou seja, não apenas ficar passivamente em pé, mas levar um pouco o peso à frente para estimular a musculatura de sustentação e não apoiar-se nos ligamentos dos joelhos.

A dor que sentimos é um sinal de defesa do corpo humano já que as articulações têm células mecanorreceptoras que avisam o cérebro quando elas estão sendo exigidas demais. A principal dica dos especialistas é não fazer exercícios físicos com dor.

Fonte: G1

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Consumidor busca atividades em grupo


Imagem: Internet
Aulas de Pilates em grupo - opção completa


O mercado de academias de ginástica vive uma nova onda com o avanço das modalidades feitas em grupo. De aulas de dança a lutas marciais, os exercícios coletivos que combinam entretenimento e alta queima calórica atraem mais consumidores.


Para especialistas, a busca por essas novas modalidades é um contraponto a um mundo individualista, que nos últimos anos privilegiou a malhação solitária em aparelhos de musculação.


Imagem: Internet
"Em grupo, as pessoas se sentem mais estimuladas a deixar o sofá de casa depois de um dia de trabalho e ir à academia", diz o gerente geral da feira Fitness Brasil, Gustavo Almeida. Uma das maiores atrações da 22ª edição da feira, encerrada na terça-feira em Santos, foi a Zumba. Esta modalidade aeróbica foi criada por colombianos nos Estados Unidos no fim dos anos 2000 e une dança e ritmos latinos e do pop internacional.


As demonstrações ao vivo da Zumba, na feira, atraíam dezenas de visitantes que imitavam os dançarinos vestidos com roupas em néon. "Zumba não é uma aula de ritmo, é aeróbica com passos de dança", observa o professor de educação física Jonatas Andrade. Ele trabalha em uma academia no Guarujá (SP) e acaba de fazer o curso de oito horas e recebeu o certificado, por R$ 365.


A estratégia de capacitar profissionais para dar aulas de Zumba é considerada um dos sucessos da marca. Em vez de cobrar royalties pela reprodução do programa original, a empresa treina professores ao redor do mundo a um custo relativamente baixo.


A Zumba tornou-se o maior programa registrado de "dança-fitness" do mundo. Está presente em mais de 125 países com 12 milhões de praticantes, por semana. Segundo o CEO da Zumba Fitness, Alberto Perlman, a ideia é introduzir o conceito de "exercício disfarçado". As coreografias alternam movimentos rápidos e lentos, promovendo a queima de até 1.000 calorias em uma hora de atividade. "A ideia é se divertir e se livrar do estresse, como que dançando em uma boate", diz Perlman.


A Kangoo Jumps, que comercializa no Brasil os famosos "patins com molas" desde 2009, também enxerga o sucesso das atividades em grupo. O calçado foi criado na Suíça como tratamento pós-cirúrgico (reduz em até 80% o impacto sobre as articulações), mas hoje é usado tanto em aulas de ginástica individuais e coletivas.


O diretor geral da Kangoo no Brasil, Julio Neves, observa que já há grupos na cidade de São Paulo que fazem corridas de rua usando os patins com mola, a exemplo dos passseios dos "night bikers", os ciclistas que fazem percursos juntos à noite.


Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, relaciona o sucesso dessas atividades ao amadurecimento do mercado sob o signo do bem-estar. "A população brasileira com 60 anos ou mais já é de 19 milhões. Para 2045, o IBGE prevê que serão 45 milhões de pessoas. Isso mostra que o brasileiro está vivendo mais e melhor".


O executivo lembra que há cinco anos ainda imperava no Brasil a indefectível correlação de academias como templos dominados pelo hedonismo, cuja melhor tradução eram as salas de musculação capitaneadas por atletas hipertrofiados. Hoje, diz, a pirâmide inverteu. A participação das modalidades funcionais, que integram o corpo como um todo, ganham espaço frente à tradicional musculação, que foca um músculo por vez.

Imagem: Internet
Soares calcula que as atividades tradicionais respondam por 40% das modalidades nas academias. As funcionais (pilates, TRX, danças e "spinning", por exemplo) correspondem a outros 40%. E os 20% restantes são representados pelas terapias de reabilitação e lutas. "Academia que não tem pilates hoje está perdendo dinheiro", garante. Mesmo a musculação, da qual Soares é adepto, mudou. O objetivo não é mais "ficar grande", mas manter a massa muscular.


Entre as novidades que seguem o conceito multifuncional está a barra com elástico. Considerada leve (pesa 300 gramas), permite reproduzir em três dimensões gestos corriqueiros, modulando a intensidade conforme a extensão do elástico. O equipamento trabalha com força, resistência, estabilidade, coordenação e equilíbrio.


"Nas academias acaba-se treinando o músculo de forma isolada", afirma Cida Conti, coordenadora técnica na América Latina da Gymstick International, empresa finlandesa que produz e vende o produto. Um dos pontos altos da barra é a portabilidade. Uma das versões apresentadas em Santos é a retrátil, que permite diminuir a barra de 130 cm para 73 cm.


Da mesma fabricante, outra novidade é a caminhada nórdica. Criada para auxiliar na neve, a modalidade foi adaptada ao asfalto. É realizada com dois bastões com os quais o atleta consegue gastar duas vezes mais calorias que numa caminhada regular. Os bastões servem de apoio às passadas, e, ao tocarem o chão, projetam a mesma força em direção contrária, impulsionando o atleta para frente.


"Eles têm um papel diferente da muleta ou da bengala, propulsionam para frente, ampliando a passada", diz Cida.

Fonte:Valor Econômico 3/5/2012

Chair – versatilidade e eficiência


Core Pilates Studio

A Chair é bastante popular por ser um equipamento pequeno e que ocupa pouco espaço. Apesar de parecer com uma cadeira comum, ela possui diversas funções e pode ser utilizada de muitas formas para ajudar seus usuários nos exercícios.

Trata-se de um aparelho composto de uma caixa de superfície estofada, extremamente confortável para sentar, ficar de pé ou deitar com a ajuda de outra caixa acolchoada. Em cada uma das laterais, a Chair possui uma espécie de bengala, que serve para dar apoio ao praticante durante os exercícios, e que pode ser facilmente removida. Um dos lados contém dois pedais que estão interligados à caixa através de uma série de molas. Estes pedais podem ser pressionados para baixo, ajudando o usuário a construir músculos através de exercícios de resistência.


Core Pilates Studio

Os treinamentos neste aparelho exigem concentração e geram excelentes resultados. A Chair é fácil de ajustar, adaptando-se às necessidades de qualquer aluno, desde os iniciantes, até os de nível avançado.


Alguns dos muitos benefícios do equipamento:

1.    Melhora o Equilíbrio: seja sentado, em pé ou deitado sobre a superfície;

2.    Melhora a Postura através de exercícios de estabilização pélvica e escapular;

3.    Trabalha com a flexão de coluna, extensão, e flexão lateral, por meio de muitos exercícios com diferentes posições de alongamento;

4.    Aumenta a força, promove massa muscular fina e ajuda no funcionamento do metabolismo;


5.    Melhora o humor e a energia.




Fonte: Metalife