No último dia 10 foi comemorado o dia do atleta profissional, classe que há muitos anos tem se beneficiado do Pilates tanto na melhora da performance, quanto na recuperação de lesões e manutenção da flexibilidade e da força. Os atletas praticantes de Pilates têm um ganho no desempenho do esporte, uma vez que os movimentos se tornam mais eficientes com a mecânica correta, promovendo um desgaste calórico menor. Tudo isso permite a mesma performance por mais tempo.
Essa aliança com o Pilates ocasiona um desgaste muscular menor, aumentando a potência e a resistência do atleta e fortalecendo o centro do corpo – abdômen e músculos de sustentação da coluna. Dessa forma, a propriocepção e o equilíbrio são potencializados, o que pode sutilmente pesar entre o primeiro e o segundo lugar em uma disputa.
Muitas modalidades têm inserido o Pilates em seus treinos:
- Atletismo
- Ballet
- Basquete
- Beisebol
- Equitação
- Futebol
- Ginástica Artística
- Golf
- Natação
- Patinação
- Triathlon
- Vôlei
- MMA
Por isso, é possível encontrar cursos de Pilates voltados para atletas de cada uma dessas modalidades, com treinos específicos focados nos respectivos rendimentos. O resultado é surpreendente e ainda traz uma melhora na respiração e mais disposição diante dos desafios do esporte e da dança.
É importante lembrar que por trás de toda equipe esportiva existe uma outra equipe: a de preparadores físicos. São profissionais capacitados para desenvolver a qualidade do atleta com conhecimento prático e teórico. Portanto, é de suma importância a escolha de um instrutor profissional de Pilates para garantir um treino adequado e personalizado.
Fonte: Revista Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário