Atividade física que condiciona e integra o corpo e a mente
Criado há mais de 70 anos, o Pilates é um método eficiente de exercício físico que prioriza a restauração do funcionamento ideal do corpo. Com a união de aparelhos e acessórios, o método engloba uma variedade de movimentos de controle e precisão executados com poucas repetições.
Os movimentos suaves e contínuos aliados as técnicas de resistência estimulam o corpo como um todo e proporcionam, entre outros benefícios, correção de desequilíbrios musculares, melhora e tonificação do corpo, aprimora a oxigenação e a postura, bem como reduz dores lombares e aumenta a flexibilidade.
Os benefícios do Pilates, adquiridos com ênfase na concentração, respiração, fortalecimento e estabilização da parte central do corpo, controle, fluidez, isolamento, rotina e precisão, influenciam na prevenção e redução de riscos de lesões, proporcionando bem-estar e alívio de dores musculares.
O Pilates é utilizado, entre outras ocasiões, em reabilitação de joelho, ombro, coluna e pós-cirurgias. Gestantes e melhor idade contam com programas especiais.
Histórico
Devido a esses problemas de saúde, Joseph Pilates era uma pessoa determinada em ser fisicamente mais forte, o que o levou a estudar formas diferentes de movimentos.
Em 1912, durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates ganhava a vida como lutador de boxe. Por ser considerado um inimigo estrangeiro, foi preso em um campo de concentração.
Mais tarde, Joseph Pilates se tornou enfermeiro e repassou os exercícios que criou à outros estrangeiros. Joseph Pilates emigrou para Nova Iorque em 1926, onde fundou um estúdio, denominando seu método como Contrologia.
Joseph Pilates teve uma vida longa e saudável. Faleceu em 1967, aos 87 anos. Desde então, a técnica cresceu e hoje se tornou o método mais bem aceito popularmente, devido a sua eficiência, desde tratamentos para diversas patologias até mesmo para fins desportivos.