![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzqoO4LBkG7_E-9tLfZY4DDYUodHNmTkrmPDNV_qzdl0Qak9UVNQteZ2QOH4Ka2lgrGkqN_To_G_GXkXu5wcm2pMQyo6Izd9TKGfg-hjDCLUDpbI8KqmyVVwkibNTf4ZPsiX5NH85VcRJQ/s1600/diferen%C3%A7a.jpg)
São muitas as dúvidas que surgem na hora de buscar ajuda profissional para cuidar da saúde da coluna. Para ajudar a diferenciar algumas profissões mais conhecidas, a quiropraxista Bia Pimentel, da clínica QuiroVida, explica os princípios básicos de cada uma:
A quiropraxia diagnostica, trata e previne alterações dos sistemas esquelético, muscular e neurológico e os efeitos dessas alterações na saúde em geral. O trabalho do quiropraxista é realizar ajustes manuais no paciente e tratar não só os sintomas, mas também a origem da enfermidade. "Ela utilizar o potencial do próprio corpo de se recuperar e não procura somente onde está localizada a dor, mas sim o que a está causando", diz Bia.
O pilates trabalha o fortalecimento e alongamento, além de melhorar a postura. A maioria das pessoas que praticam busca as aulas por vontade própria, mas algumas vão por indicação de médicos, que recomendam a prática combinada a outro tratamento. Grande parte dos exercícios é feito com aparelhos específicos. "O pilates é diferente dos outros métodos porque trabalha também a definição muscular e utiliza o peso do próprio corpo na execução", explica a quiropraxista.
Na massagem, o profissional aplica força e vibração sobre diversos tecidos do corpo, como músculos, tendões, ligamentos e articulações. O objetivo da técnica é, principalmente, estimular a circulação e aliviar dores corporais causadas por traumas físicos e estresse. A massagem valoriza a respiração e aumenta a consciência corporal, propiciando equilíbrio mental e emocional.
A fisioterapia visa os movimentos do corpo e atua em diferentes casos, buscando resultados específicos de acordo com o tipo e grau da enfermidade. É indicado para pacientes que precisam recuperar movimentos e tratar dores localizadas. O diferencial da fisioterapia é que ela foca na estrutura mecânica do corpo e utiliza atividades físicas leves ou moderadas no tratamento.
A Reeducação Postural Global (RPG), como o próprio nome diz, procura melhorar a postura, reeducando-a. O tratamento engloba todas as articulações e a musculatura e trata o indivíduo, não a doença. As sessões consistem em alongamentos feitos em maca e outros aparelhos "O RPG corrige desvios posturais através de exercícios que mantêm a postura imóvel por um determinado tempo. Os resultados dependem muito do paciente, que deve aplicar as correções posturais também no dia a dia", completa Bia.
Fonte: Revista Runner's World Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário