Sempre escutamos falar da importância da atividade física para indivíduos portadores do diabetes. Será que a prática do Método Pilates pode também ajudar na manutenção dessa desordem metabólica?
O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Nossa principal fonte de energia é a glicose, porém, quando em excesso, pode trazer algumas complicações a saúde, quando não tratada de forma adequada, tais como:
• Ataque cardíaco;
• Derrame cerebral;
• Problemas na visão;
• Problemas renais;
• Lesões de difícil cicatrização (até mesmo a amputação de membros pode ocorrer).
Estudo divulgado na revista The New England Journal of Medicine, indicou que a combinação de regime alimentar e exercícios físicos é mais eficaz que os medicamentos no tratamento da forma mais comum desta patologia.
Poucos conheciam o Pilates há alguns anos atrás mas, atualmente, com a popularização da técnica, efeitos na melhora do condicionamento, da força e resistência muscular, na melhor mobilidade das articulações e sem falar do bem estar e manutenção da boa postura foram notados e, com isso, especialistas começaram a indicar a prática para portadores do Diabetes.
Portanto, podemos concluir que em um bom e eficiente treino de Pilates, com instrutores qualificados em uma formação respeitada no mercado, trabalho eficaz à conscientização dos movimentos, aos princípios básicos do método e a individualidade na prescrição dos exercícios de cada cliente será, sem dúvida, uma excelente opção para amenizar os efeitos colaterais desta patologia.
Pratique atividades físicas com regularidade e esteja sempre em dia com sua saúde!
Fonte: Revista Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário