sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pilates e o atletismo profissional



No último dia 10 foi comemorado o dia do atleta profissional, classe que há muitos anos tem se beneficiado do Pilates tanto na melhora da performance, quanto na recuperação de lesões e manutenção da flexibilidade e da força. Os atletas praticantes de Pilates têm um ganho no desempenho do esporte, uma vez que os movimentos se tornam mais eficientes com a mecânica correta, promovendo um desgaste calórico menor. Tudo isso permite a mesma performance por mais tempo.

Essa aliança com o Pilates ocasiona um desgaste muscular menor, aumentando a potência e a resistência do atleta e fortalecendo o centro do corpo – abdômen e músculos de sustentação da coluna. Dessa forma, a propriocepção e o equilíbrio são potencializados, o que pode sutilmente pesar entre o primeiro e o segundo lugar em uma disputa.

Muitas modalidades têm inserido o Pilates em seus treinos:


  • Atletismo
  • Ballet
  • Basquete
  • Beisebol
  • Equitação
  • Futebol
  • Ginástica Artística
  • Golf
  • Natação
  • Patinação
  • Triathlon
  • Vôlei
  • MMA


Por isso, é possível encontrar cursos de Pilates voltados para atletas de cada uma dessas modalidades, com treinos específicos focados nos respectivos rendimentos. O resultado é surpreendente e ainda traz uma melhora na respiração e mais disposição diante dos desafios do esporte e da dança.

É importante lembrar que por trás de toda equipe esportiva existe uma outra equipe: a de preparadores físicos. São profissionais capacitados para desenvolver a qualidade do atleta com conhecimento prático e teórico. Portanto, é de suma importância a escolha de um instrutor profissional de Pilates para garantir um treino adequado e personalizado.

Fonte: Revista Pilates

Entenda as diferenças entre RPG, fisioterapia, pilates e quiropraxia


Quando falamos em dor nas costas, com a variedade de profissionais que existem, surge a dúvida: qual o melhor tratamento para o meu caso? Se o problema é postural, pensa-se logo que será necessário fazer sessões de RPG. Se a origem do problema são os joelhos, por exemplo, ligamos à fisioterapia. E o Pilates, além de ser uma atividade física, também cura as dores? Como é o tratamento da quiropraxia?

São muitas as dúvidas que surgem na hora de buscar ajuda profissional para cuidar da saúde da coluna. Para ajudar a diferenciar algumas profissões mais conhecidas, a quiropraxista Bia Pimentel, da clínica QuiroVida, explica os princípios básicos de cada uma:

A quiropraxia diagnostica, trata e previne alterações dos sistemas esquelético, muscular e neurológico e os efeitos dessas alterações na saúde em geral. O trabalho do quiropraxista é realizar ajustes manuais no paciente e tratar não só os sintomas, mas também a origem da enfermidade. "Ela utilizar o potencial do próprio corpo de se recuperar e não procura somente onde está localizada a dor, mas sim o que a está causando", diz Bia.

O pilates trabalha o fortalecimento e alongamento, além de melhorar a postura. A maioria das pessoas que praticam busca as aulas por vontade própria, mas algumas vão por indicação de médicos, que recomendam a prática combinada a outro tratamento. Grande parte dos exercícios é feito com aparelhos específicos. "O pilates é diferente dos outros métodos porque trabalha também a definição muscular e utiliza o peso do próprio corpo na execução", explica a quiropraxista.

Na massagem, o profissional aplica força e vibração sobre diversos tecidos do corpo, como músculos, tendões, ligamentos e articulações. O objetivo da técnica é, principalmente, estimular a circulação e aliviar dores corporais causadas por traumas físicos e estresse. A massagem valoriza a respiração e aumenta a consciência corporal, propiciando equilíbrio mental e emocional.

A fisioterapia visa os movimentos do corpo e atua em diferentes casos, buscando resultados específicos de acordo com o tipo e grau da enfermidade. É indicado para pacientes que precisam recuperar movimentos e tratar dores localizadas. O diferencial da fisioterapia é que ela foca na estrutura mecânica do corpo e utiliza atividades físicas leves ou moderadas no tratamento.

A Reeducação Postural Global (RPG), como o próprio nome diz, procura melhorar a postura, reeducando-a. O tratamento engloba todas as articulações e a musculatura e trata o indivíduo, não a doença. As sessões consistem em alongamentos feitos em maca e outros aparelhos "O RPG corrige desvios posturais através de exercícios que mantêm a postura imóvel por um determinado tempo. Os resultados dependem muito do paciente, que deve aplicar as correções posturais também no dia a dia", completa Bia.

Fonte: Revista Runner's World Brasil

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pilates e a perda de peso: verdade ou mito?

 Kelly Osbourne perdeu 22 kg e conta que mantém o peso com a prática do Pilates, condicionamento físico, ioga e outras atividades, além de seguir uma alimentação balanceada


Muitas pessoas buscam o Pilates não só para manter a boa forma e ter uma vida mais saudável, mas na esperança de perder peso. Seguir os padrões de beleza é uma tarefa difícil e a discussão constante é: Pilates ajuda a emagrecer? 

O professor de Educação Física e apresentador do programa BemStar, da GNT, Márcio Atalla, é categórico ao dizer que não, Pilates não emagrece. “Mas melhora a flexibilidade e a postura, proporciona ganho de massa muscular e trabalha a respiração”. Como qualquer atividade física, Pilates auxilia no emagrecimento se aliado a uma dieta alimentar adequada. Esse foi o caso da cantora Adele que, após uma cirurgia, mudou não só os hábitos alimentares como também parou de fumar. 

Outra cantora passou pela mesma situação. Kelly Osbourne perdeu 22 kg após participar do Dancing With The Stars, quadro que inspirou o “Dança dos Famosos” do Domingão do Faustão. Ela conta que mantém o peso com a prática do Pilates, condicionamento físico, ioga e outras atividades, além de seguir uma alimentação balanceada. "As pessoas pensam que eu perdi peso e então fiquei feliz, mas não é assim que funciona. Você tem que ser feliz primeiro. Eu fiz uma mudança de vida e a perda de peso foi uma consequência incrível", explica a estrela. 

Márcio Atalla diz que o indivíduo que quer emagrecer deve mudar o estilo de vida. “Significa alterar os hábitos alimentares e incluir exercícios físicos, mudanças que exigem dedicação e levam tempo. Planejá-las com a ajuda de um profissional pode garantir uma perda de peso definitiva”, esclarece o profissional que acompanhou Ronaldo “Fenômeno” no quadro “Medida Certa” do programa dominical Fantástico.

Fonte: Revista Pilates

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Alimentos para recuperar a energia durante o Carnaval

Para aguentar os dias de folia sem perder o pique e não ter que recorrer a bebidas energéticas, conheça os alimentos que ajudam a recuperar a energia e diminuir a fadiga


O suco de melancia, por exemplo, ajuda a repor alguns minerais
que são perdidos durante a folia e a hidratar o corpo
Foto: Danilo Borges 


O Carnaval está cada vez mais perto e para aguentar os quatro dias de folia sem perder o pique, é preciso uma atenção especial à alimentação, tanto nos dias que antecedem a festa, quanto durante a farra. 

A nutricionista Ariane Machado Pereira, da Naturalis, indica o consumo de água mineral, água de coco, frutas e suco de frutas ricas em potássio, refeições leves com legumes, verduras e carboidratos integrais. “Estes alimentos repõem alguns minerais que são perdidos durante o período de folia e ajudam a hidratar o organismo, já que na maioria das vezes, suamos muito e ingerimos mais bebida alcoólica”. 

Com uma alimentação balanceada, o folião terá mais disposição e energia para curtir a festa sem correr o risco de passar mal: “O indivíduo ficará hidratado durante todo o carnaval, o que ajudará na absorção dos nutrientes, regulação da temperatura corporal e funcionamento adequado do organismo”. Além disso, é de suma importância que a pessoa não pule nenhuma refeição, incluindo os lanchinhos intermediários, que devem ser feitos com frutas, cereais integrais, sucos, frutas desidratadas, etc.

Alimentos para recuperar a energia

Guaraná: alimento termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gorduras. É um excelente revigorante, que auxilia o organismo a evitar a fadiga por conter quantidade interessante de cafeína. 

Óleo de coco: rico em triglicérides de cadeia média (TCMs), o óleo de coco é 50% composto por ácido láurico que, no fígado, possui maior tendência a ser degradado para a geração de energia, promovendo aumento do gasto calórico.

Gengibre: é um estimulante que pode ser uma alternativa ao café. Sua ação ocorre sobre a circulação sanguínea, favorecendo a irrigação cerebral. Ajuda a dar pique e também aumenta a imunidade. Além disso, o gengibre também é indicado para enjoos, já que estimula o sistema digestivo. 

Pimenta: ajuda a ativar o metabolismo e a melhorar a energia, aumentando a disposição. Estudos mostram ainda que a pimenta pode estimular a produção da endorfina e afastar o desânimo. Além disso, é rica em capsaicina, uma substância que favorece a quebra de gordura no tecido adiposo e aumenta a temperatura do corpo, colaborando para a queima de calorias.

Chocolate: tem cafeína e teobromina na composição, que fornecem ação energética e colaboram na concentração e capacidade física. Também é rico em carboidratos, importantes fontes de energia. Prefira os chocolates que apresentam maior teor de cacau, pois estes apresentam alta concentração de flavonoides (compostos bioativos) e ajudam na ativação do sistema imunológico devido ao seu poder antioxidante. 

Canela: para os que gostam de uma cervejinha durante o Carnaval, a canela é uma ótima opção, já que o álcool prejudica a taxa de açúcar no sangue e causa cansaço. A especiaria contribui para o controle da glicemia, auxiliando na manutenção dos níveis adequados de glicose. Além disso, apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória.

Fonte: www.corpoacorpo.uol.com.br

Sheron Menezzes faz 'malabarismo' em aula de pilates

Atriz, que está na novela 'Lado a Lado', é adepta do exercício e demonstra desenvoltura na aula


Sheron Menezzes garante que os cuidados com o corpo não se limitam ao carnaval, onde desfilou no último fim de semana como Miss Simpatia no Bloco da Preta Gil. Adepta a atividades físicas e a prática de esportes, a atriz impressiona com o pique para conciliar as aulas com as gravações da novela "Lado a Lado", onde interpreta a vilã Berenice. 

Atualmente, Sheron tem feito pilates durante três vezes na semana e chama atenção com a performance nos exercícios, na academia Form's, em Ipanema. Ela descobriu o pilates há um ano, mas continua praticando Kick boxing, musculação e corrida. E para o resultado de todas essas atividades ser ainda melhor, a atriz faz tratamentos estéticos que incluem Manthus, drenagem bombada e drenagem linfática. Haja fôlego! 



Fonte: Ego - Globo.com

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pilates ajuda a manter o pique no carnaval



O carnaval está chegando e muita gente já está com os abadás em mãos para curtir os quatro dias de festança. Mas é preciso estar preparado para aguentar o pique de tanta diversão e, em seguida, encarar a rotina de trabalho, casa, família, escola – quando o ano começa de fato. O ideal para o grupo dos sedentários é que se inicie um programa aeróbio, de leve a moderado, para não ter que voltar para a casa antes da hora. Quem já está acostumado com a prática de exercícios, deve intensificar o treino e complementar com aulas de resistência muscular e flexibilidade.

Que o diga Daniela Mercury, que vai passar 7 horas diárias em cima do trio elétrico. Para garantir o fôlego, a artista mudou os hábitos no período que antecede a folia. Ela conta com a ajuda de um profissional para construir uma série de exercícios adequada ao tempo que tem disponível no período pré-carnaval e busca incluir Pilates em sua rotina. “Sou bailarina desde menina, por isso sempre tive uma consciência corporal bem apurada. Exercícios, dança, coreografias e preparação para espetáculos sempre fizeram parte da minha vida. A dança ajudou a disciplinar o meu corpo. Há alguns anos, incluí o Pilates na minha rotina e isso contribuiu para melhorar a minha postura e também para me dar mais resistência”, disse a cantora em entrevista à Revista Caras. “Tento manter uma dieta equilibrada, que inclui frutas, legumes e bastante água. Adoro doces, mas tento evitar. Faço também o possível para manter frituras longe do meu cardápio”, completa Daniela.

Os treinos devem ser acompanhados de uma dieta especial nesse período preparatório. Uma das medidas é evitar alimentos gordurosos para não sobrecarregar o fígado e não ter sonolência. A saída é dar preferência para carnes magras, legumes, frutas e carboidratos integrais. É recomendável também evitar café e bebida alcoólica, principalmente de estômago vazio, e caprichar na água mineral, água de coco e suco de frutas naturais para manter o corpo hidratado. Vale lembrar que manter o sono mais próximo do adequado ajuda a ter disposição para enfrentar a maratona carnavalesca.

Fonte: Revista Pilates